Dalí, Picasso, Matisse e outros expoentes da arte moderna são tema de estreia no Curta!



Pintura de Pablo Picasso representando a modelo francesa Fernande Olivier

NA QUARTA DE CINEMA, O DESTAQUE É O DOCUMENTÁRIO ‘CABRA MARCADO PARA MORRER’, DE EDUARDO COUTINHO
A efervescência cultural parisiense no começo do século XX com seus poetas, escritores e pintores como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Man Ray e Ernest Hemingway e o surgimento do fauvismo, cubismo e as revoluções dadaístas e surrealistas. Esses são alguns dos temas abordados na série “As Aventuras da Arte Moderna”, que estreia com exclusividade no Curta! na Terça das Artes18às 23h. Dirigida por Amélie Harrault e Pauline Gaillard, a atração tem seis episódios e se debruça sobre a vida dos principais personagens da Arte Moderna, evidenciando a revolução estética realizada por eles. No primeiro episódio, o estilo de vida boêmio característico da época e que servia como inspiração para diversas criações artísticas.
Já na Quarta de Cinema19às 21h20, o destaque é a estreia no canal do documentário “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho. O filme reconstitui, por meio de depoimentos, a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. O longa começou a ser desenvolvido nos anos 60, foi interrompido com o golpe militar e as gravações só foram retomadas 17 anos depois.
A faixa “A Vida é Curta!” também na Quarta de Cinema, só que mais cedo, às 20h, exibe dois filmes da cineasta Nathália Tereza.  O primeiro, “De tanto olhar o céu, gastei meus olhos”, retrata a ausência paterna na vida dos irmãos Luana (Maria Eny) e Wagner (Edilson Silva) após anos de abandono e a possibilidade de uma reaproximação. Em seguida,  “A Outra Margem” aborda a solidão do agroboy Jean (Pepa Quadrini) que vaga pela noite de carro ouvindo a rádio local, dedicada a músicas e recados amorosos.
Com direção de Marcus Fernando, o último episódio da série “Cale-se”, que será exibido nesta Segunda da Música17às 20h, aborda a contribuição dos jovens cantores que cresceram em plena ditadura militar, como Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime. O programa também traz o jornalista e escritor Ricardo Alexandre, que explica como os primeiros anos da década de 80 contribuíram para a criação de inúmeras bandas de rock.  A série “Cale-se” é uma produção da Giros.
Thiago Bernardes é tema do episódio inédito da série “Arquitetos”, que vai ao ar nesta Terça das Artes, 18, às 20h. A relação de Thiago com a arquitetura vem de berço, ele é filho e neto de dois grandes nomes da área: Cláudio e Sérgio Bernardes. Ele divide o prazer de realizar desde imóveis residenciais a projetos públicos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa.
Produzida pela Grifa Filmes e dirigida por Herbert Henning, a série retrata, em 13 episódios, uma diversidade de estilos na arte de projetar e construir, através dos trabalhos de diferentes arquitetos e escritórios de arquitetura. Os entrevistados pelo programa são: Thiago Bernardes, Jorge Jáuregui, Angelo Bucci, Mario Figueroa, Héctor Vigliecca, Gustavo Penna e Eduardo de Almeida, além dos escritórios Arquitetos Associados,  Metro, MMBB, MGS, Tacoa e Mapa.
Na Quinta do Pensamento20às 20h, a série “República da Poesia” resgata a trajetória do poeta Ferreira Gullar. Por meio de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o episódio dirigido por Wagner Moralez joga luz na sua intensa e longa carreira de obras marcadas principalmente pelas questões políticas e sociais.  “República da Poesia” é uma produção da Pacto Audiovisual sobre a trajetória de poetas brasileiros de diferentes gerações, como Solano Trindade, Antonio Cicero, Ana Cristina Cesar, entre outros.
No mesmo dia, só que às 23h, o episódio inédito da série “Palavras Permanecem”, dirigida por Renata Druck, traz o reencontro dos cineastas Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes. A dupla compartilha as memórias afetivas que unem suas trajetórias, enquanto comentam e debatem sobre seus desafios criativos. “Eu gosto de fazer  cinema  sobre  coisas  que  eu  não  entendo,  que  eu  que  não  vivi  e , a  partir  daí, eu  quero  compreender as  coisas  que  eu  vivi  e  que  eu  entendo”, conta Marcelo Gomes.  A série documental é produzida pela bigBonsai com exclusividade para o Curta!, através de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.
Ainda na Quinta do Pensamento20às 23h30, o episódio inédito da série “O Legado da Coruja” apresenta um debate sobre a origem da palavra amnésia. Produzida pelo canal público franco-alemão Arte France e dirigida pelo cineasta francês Chris Marker, “O Legado da Coruja” apresenta a herança da Grécia Antiga na civilização ocidental. A coruja, animal que simboliza a busca por conhecimento, aparece como uma representação dessa jornada.

SEGUNDA DA MÚSICA 
Cale-se (Série Musical) – Episódio: Um Grito Pela Liberdade 
No último episódio da série, “Cale-se - a censura musical” segue revelando os impactos da censura na produção musical, logo após o fim do regime militar. É chegada a vez dos jovens que cresceram em plena ditadura ganharem voz. Philippe Seabra, Eduardo Dussek e Leo Jaime contam o que pensavam e o que queriam estes moços que agora vivenciavam um processo de democratização do país
Diretor: Marcus Fernando.
Duração: 26 min.
Exibição: 17 de setembro, segunda-feira, às 20h
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
17 de setembro, terça-feira, às 00h.
18 de setembro, quarta-feira, às 08h.


TERÇA DAS ARTES 
Arquitetos - (Série) – Episódio: Thiago Bernardes
Thiago Bernardes é um arquiteto carioca que talvez seja um dos herdeiros da tradição do pensamento sobre a casa brasileira, isto é, a casa que vem desde os tempos coloniais, com espaços ao ar livre como varandas, generosidades na sua escala e que foram traduzidos modernamente por grandes figuras como o próprio avô dele, Sérgio Bernardes, um dos protagonistas da arquitetura moderna brasileira.
Diretor: Herbert Henning.
Duração: 26 min.
Exibição: 18 de setembro, terça-feira, às 20h.
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
19 de setembro, quarta-feira, às 00h.
20 de setembro, quinta-feira, às 08h.


As Aventuras da Arte Moderna - (Série) – Episódio: Boemia 
No alegre início do século XX, em Montmartre, um grupo de artistas pobres que compreende Max Jacob, Picasso, Apollinaire, Derain e Vlaminck, entre outros, passa a residir numa antiga fábrica de pianos: Le Bateau-Lavoir. O estilo de vida boêmio que cultivam gira em torno de fazer o trabalho, encontrando musas, e alegrando-se. Diretores: Amelie Harrault e Pauline Gaillard.
Duração: 52 min.
Exibição: 18 de setembro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
19 de setembro, quarta-feira, às 03h.
20 de setembro, quinta-feira, às 11h.

QUARTA DE CINEMA
A Vida é Curta
Nesta semana, a faixa exibe os curtas “De tanto olhar o céu, gastei meus olhos” e “A Outra Margem”, ambos da diretora Nathália Tereza.
Exibição: 19 de setembro, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre.
FOTOS EM ALTA:

Cabra Marcado para Morrer – (Documentário)
Em 1962, o líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, com a reconstituição ficcional da ação política que levou ao assassinato. As filmagens com a participação de camponeses do engenho Galiléia (PE) e da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, são interrompidas pelo golpe militar em 1964. Dezessete anos depois, em 1981, Eduardo Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido, como o camponês João Virgílio, também atuante em ligas.
Diretor: Eduardo Coutinho.
Duração: 120 min.
Exibição: 19 de setembro, quarta-feira, às 21h20.
Classificação: 16 anos.
Horários Alternativos:
20 de setembro, quinta-feira, às 01h20.
21 de setembro, sexta-feira às 09h20.


QUINTA DO PENSAMENTO
República da Poesia – (Série) Episódio: Ferreira Gullar 
A partir de depoimentos recentes e materiais de arquivo, o filme constrói um retrato caleidoscópico e metalinguístico sobre a obra poética, o engajamento político e o pensamento do poeta. Ferreira Gullar, recentemente falecido, foi um dos maiores escritores da literatura brasileira, mantendo-se ativo e atuante até o fim de sua vida. O documentário procura dar conta dessa intensa atividade do escritor, de suas visões de mundo, seu método de trabalho e seus “insights”.
Diretor: Wagner Moralez.
Duração: 45 min.
Exibição: 20 de setembro, quinta-feira, às 20h.
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
21 de setembro, sexta-feira, às 00h.
23 de setembro, domingo, às 00h.


Palavras Permanecem (Série) – Episódio: Vida Lazer
Os cineastas Gabriel Mascaro e Marcelo Gomes abordam o ofício da direção cinematográfica em seus diferentes gêneros e formatos, abrindo também um baú de memórias afetivas que os une em suas trajetórias: assistem a trechos de seus filmes, comentando-os e discutindo seus desafios criativos, esgotamento e renovação.
Diretora: Renata Druck.
Duração: 26 min.
Exibição: 20 de setembro, quinta-feira, às 23h.
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
21 de setembro, sexta-feira, às 03h.
22 de setembro, sábado, às 20h05.

O Legado da Coruja (Série) – Episódio: Amnésia
Construído sobre o testemunho ou “autópsia” - que literalmente significa “ver a si mesmo” - nossa concepção de História mudou profundamente desde Heródoto. Diretor: Chris Marker.
Duração: 26 min.
Exibição: 20 de setembro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
21 de setembro, sexta-feira, às 03h30.
22 de setembro, sábado, às 20h40.


SEXTA DA SOCIEDADE
Ailton Krenak e o Sonho da Pedra – (Documentário)
O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo. 
Diretor: Marco Altberg.
Duração: 52 min.
Exibição: 21 de setembro, sexta-feira, às 21h.
Classificação: Livre.
Horários Alternativos:
22 de setembro, sábado, às 01h.
23 de setembro, domingo às 7h45h.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Samuel Caixeta se prepara para expor em Paris e na Itália